quarta-feira, 13 de maio de 2009

pricipios da fisiologia do esforço

Princípio da Adaptação

A finalidade dos programas de treinamento consiste em produzir adaptações metabólicas, fisiológicas e psicológicas que permitam ao nadador ter melhor desempenho. O termo adaptação diz respeito a alterações que se verificam em resposta ao treinamento. Um exemplo do processo de adaptação é um aumento nas mitocôndrias musculares. Quando o treinamento aumenta a demanda por energia aeróbica, elevam-se o número e o tamaho das mitocôndrias musculares, de forma que essas "fábricas químicas", em que ocorre o metabolismo aeróbico, tornem-se maiores e mais numerosas. Essas alteração capacita o atleta a obter mais energia do metabolismo aeróbico, de modo que ele possa nadar maiores distâncias sem sofrer fadiga.
O processo de adaptação ocorre quando os tecidos são estimulados com intensidade máxima ou submáxima. Essa estimulação provocará algum "catabolismo", ou degradação dos tecidos durante o próprio trabalho. Contudo, esses tecidos serão reconstruídos em maior volume, com mais força e mais funcionalmente durante o período de recuperação, caso existam nutrientes suficientes à disposição do atleta. O processo de renovação é chamado de "anabolismo". Sempre deve existir um equilíbrio entre os processos catabólico e anabólico durante o treinamento. Se o treinamento não é suficiente intenso a ponto de causar algum catabolismo, não haverá estímulo para a reconstrução. Por outro lado, se a taxa de catabolismo exceder a de anabolismo, os sistemas fisiológicos do atleta irão sofrer deterioração com o passar do tempo, assim como seu desempenho.
Há pelo menos três etapas no processo de adaptação:
1. Criação da necessidade de mais energia com o treinamento;
2. Fornecimento dos nutrientes adequados para a construção e reparo dos tecidos;
3. Suficiente descanso dos atletas para a construção e o reparo dos tecidos.

Finalmente, logo que se tenha completado o processo de adaptação, será necessário aumentar a duração e/ou intensidade do treinamento para a criação de novas adaptações. Isso é o que veremos nos dois próximos tópicos que serão postados em breve: sobrecarga e progressão.